quinta-feira, 7 de maio de 2009

Testes - Chevrolet Vectra Elite

O público dos sedãs médios pode ser dividido entre aqueles que compram pela emoção, com 46% das vendas, e pela razão, com 54%. Nosso carro compete no segmento dos que compram racionalmente." Essa afirmação da General Motors, logo no começo da apresentação do novo Vectra, traz algo de ruim e de bom. É uma pena, porque a gente se acostumou a ver os Chevrolet como carros de imagem, não como um passo além do Logan. Mas, se a situação de hoje é diferente (o Vectra fechou as vendas de 2008 como mero coadjuvante de Civic e Corolla e passou a tomar calor do C4 Pallas depois que esse virou flex), melhor que seja encarada com realismo. A linha 2009 vem acompanhada de um reajuste para baixo, que faz o Vectra brigar em melhores condições contra outros adversários. Essa versão Elite caiu para 70 664 reais (com teto solar e banco elétrico, vai a 74 009). Elegance e Expression ficaram mais em conta (60 718 e 54 098 reais), e o câmbio automático opcional baixou para 3 500 reais. Preço menor sempre tem o poder de deixar o carro mais atraente, mas não foi só isso. O sedã mudou por dentro e por fora – o hatch vai esperar até o fim de março.








Retrovisores e antena foram criados no Brasil

O Vectra aliviou as linhas de expressão do rosto, que lhe pesavam quatro anos depois do lançamento. A grade (que antes era um bigodinho emoldurado pelo capô) passou a formar um largo sorriso, que vai de um farol a outro. Os borrachões laterais e as tomadas de ar, que tinham forma quadrada, parecem ter sido modelados pelo vento. Quem modelou, na verdade, foi a Opel. Capô e para-choque vieram do Astra europeu, enquanto a grade do motor e os piscas nos retrovisores são coisa nossa. Mas a principal mudança aconteceu na parte traseira. Não foi no estilo (como o Astra europeu é hatch e não tinha nada para doar, o Vectra mudou apenas o logotipo). Foi mais para baixo, do lado esquerdo. No cano de escapamento.

O motor 2.0 aposentou de vez a opção 2.4 e baixou à metade seus índices de emissão de poluentes, para atender à fase L5 do Proconve. Ganhou um segundo catalisador, reduziu atritos internos (com óleo de menor viscosidade e comando de válvulas roletado) e melhorou a respiração, com dutos de admissão e escape menos rugosos. A nova central eletrônica tem mais poder de processamento e a partida a frio passa a ter um bico injetor para cada cilindro, o que diminui o desperdício de gasolina e a formação de depósitos de carvão no motor. Para marcar essa fase mais ecológica, o “X” da inscrição FlexPower trocou a cor vermelha pela verde. Se tivessem trocado por um vermelho mais forte também faria sentido, pois o motor ganhou potência.
O Vectra 2.0 chegou aos 140 cv, e isso pode fazer bem ao ego – ele agora é tão potente quanto o Civic e mais que o Corolla. Mas, na pista, as vantagens em relação ao antigo motor (de 128 cv) não apareceram. A diferença mais sensível é o rodar macio – a versão Elite ganhou novos amortecedores, para compensar a firmeza dos pneus de perfil baixo. O consumo com álcool, aliás, aumentou. É culpa do câmbio automático antigo. Como são só quatro marchas, ele chama atenção quando troca (porque há um degrau sensível, de uma para outra) e quando não troca (porque não tem marcha adequada para a situação). Seria mais discreto se fosse capaz de aprender com o estilo do motorista, mas não. Oferece apenas dois modos de uso: se você apertar o botão do modo esportivo, que fica no alto do console, uma luz acenderá no painel. O botão da função “neve” fica na base do console, e brilha mais forte quando acionado. A cabine do Vectra, que era mal planejada, mudou.


Atrás, mudou só a gravatinha da Chevrolet


Sem refresco Pegava mal um carro com tanto espaço interno e posição de dirigir tão boa não ter lugar para uma simples garrafinha de 600 ml. Agora tem, pois as bolsas das portas ficaram mais largas. O console entre os bancos foi refeito e ganhou dois porta-copos. Servem para levar copinhos – porque o espaço deles foi atrapalhado pelo novo apoio de braço, logo acima. Os passageiros de trás perderam o refresco da saída de ar-condicionado (eliminada), mas ganharam suporte retrátil para dois copos. O Vectra melhorou, mas você ainda troca a estação do rádio ao girar o volante (os botões de atalho sofrem de hiperatividade) e programar o cruise-control continua mais trabalhoso que não usar. E, com as mudanças no console, surgiu uma situação surreal: os passageiros da frente têm acendedor de cigarros, mas perderam o cinzeiro. Os passageiros de trás ganharam um cinzeiro, mas não têm acendedor (só uma bem-vinda tomada 12 volts). É estranho? Tem mais: quem tentar apagar o cigarro vai sujar o carpete, porque o cinzeiro foi criado para ficar na horizontal e está na vertical. Desse jeito, ninguém vai fumar a bordo. É a Chevrolet indo além do Proconve, no cuidado com a saúde dos pulmões...


VECTRA POP


Menos cromados, as calotas antigas nas rodas e sem farol de neblina. E daí? A versão básica Expression lidera as vendas da linha, com justiça. Ela tem o carisma e o ótimo espaço do Vectra, com preço atraente (54 098 reais) e opcionais baratos (airbag duplo por 1 700 reais e câmbio automático a 3 500 reais). O rádio (acessório) vem com entrada USB e sem atalhos no volante. Não há apoio de braço, mas isso ajuda o acesso ao porta-copo.



OS RIVAIS


Toyota Corolla XEi aut.
Por 68 616 reais, é equipado como o Vectra Elite, mas mais silencioso e suave ao rodar.



Ford Focus Sedan Ghia aut.

Por 70 800 reais, tem cheiro de carro novo e é ótimo em

prazer ao dirigir. Mas ainda não é flex.


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DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO A suspensão destoava pela dureza (devido aos pneus série 45). Com amortecedores mais macios, é um carro agradável para passear.
MOTOR E CÂMBIO O motor, dos anos 80, evoluiu para poluir menos e render mais. Mas as melhorias de desempenho são filtradas pelo câmbio automático antigo.

CARROCERIA As mudanças estéticas foram poucas, mas renovam o visual. O segredo do equilíbrio de formas do Vectra está em sua generosa distância entre os eixos.

VIDA A BORDO O projeto de cabine original (herança do Astra europeu) não dava atenção aos portaobjetos. A GM brasileira tomou todas as providências de baixo custo para atenuar isso. Não ficou ótimo, mas melhorou.

SEGURANÇA Os quatro airbags que lhe eram exclusivos, nesse mercado, chegaram ao Corolla XEi. A pedaleira desarma para não ferir os pés, numa colisão, e todos têm cintos de três pontos e apoio de cabeça.

SEU BOLSO Visual renovado, espaço generoso, três anos de garantia e manutenção barata. Investimento de baixíssimo risco.

VEREDICTO
Sairia caro dar ao Vectra refinamento para competir com Civic e Corolla. Em vez disso, a GM fez o que estava mais ao alcance (retoque no estilo e mais porta-trecos) e baixou os preços. É justo. Na turma do custo-benefício, o carisma e a tradição do Vectra são valiosos.


Fonte: Revista Quatro rodas -http://quatrorodas.abril.com.br/






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