domingo, 10 de maio de 2009

Novo Audi A1 chegará ao Brasil em 2010

Hatch será revelado na Europa e logo depois virá mercado nacional

A Audi quer mudar sua imagem de “marca do A3” no Brasil. Para isso, programa o lançamento do A1 no mercado nacional já em 2010, mesmo ano em que ele estreará na Europa. Se você ainda não conhece o A1, não estranhe. A versão final será apresentada somente no Salão de Frankfurt deste ano (em setembro) e, por enquanto, a imagem que temos são dos conceitos apresentados, o último deles o A1 Sportback Hybrid Concept.


Baseado na plataforma do novo Volkswagen Polo, o compacto de luxo será importado e custará cerca de R$ 90 000. Ele será a base do crescimento da Audi no país para atingir o objetivo de ser a maior marca Premium do Brasil, com mais de 30% de participação no mercado – hoje, ela tem 15%. Com o A1, a montadora quer vender 5 000 carros em 2015. Em 2008, ela vendeu quase 1500 e, em 2009, quer chegar a 2 000 unidades.

A Audi estima que a produção anual da plataforma usada pelo A1 chegue a 1,2 milhão de unidades, número que tornará o modelo mais barato de produzir que seus concorrentes.

Q5 e novo presidente em abril


Além da boa surpresa com relação ao A1, o Carro Online também descobriu que a fabricante alemã terá novo presidente no Brasil. Será o executivo Paulo Sérgio Kakinoff, que estava na Volkswagen alemã. A mudança deve ser comunicada no próximo dia 25, uma quarta-feira.

No mesmo mês, a Audi apresenta aos consumidores o Q5, “irmão menor” do Q7 revelado na Europa em 2008. Entre seus principais rivais, destacam-se o BMW X3 e o novo Mercedes GLK.

No segundo semestre chegam o TT S, versão mais “apimentada” do TT com 276 cv de potência (o TT RS fica mais para frente), e o S3, opção mais nervosa do hatch A3 com 265 cv sob o capô.

Q3 e A7 ampliarão gama


A briga de prestígio entre Audi, Mercedes e BMW não cessa na Europa. Depois de conseguir mudar muito sua imagem, a Audi já está em pé de igualdade com as tradicionais rivais, de acordo com os jornalistas especializados que atuam na região.

Para manter essa ascensão, os alemães planejam o lançamento do Q3, versão ainda menor do Q5, e do A7, que será o “CLS da Audi”. Com isso, a marca pretende acabar de vez com o estigma de estar sempre correndo atrás das concorrentes históricas e se tornar a nova referência mundial na seara dos belos e excelentes carros alemães.

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